Você já parou para pensar que uma simples mudança na sua residência pode fazer uma grande diferença no fim do mês na sua conta de energia? A RETEC Jr te explica algumas maneiras para diminuir o consumo de energia da sua casa.
Mas como mudar e conseguir essa economia na sua conta de energia?
Confira abaixo algumas dicas de como realizar esse feito.
1 - Façam uma alteração nas lâmpadas;
Mudem as lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas LED's. Pois, as lâmpadas LED's são duas vezes mais econômicas que as fluorescentes e seis vezes mais que as incandescentes.
2 - Mude o hábito de deixar os aparelhos em stand by;
Mesmo desligados os aparelhos eletrônicos em stand by(modo repouso) podem representar um gasto elétrico de até 12%.
3 - Tenha o costume de regular a temperatura da geladeira de acordo com a estação;
Use o termostato da geladeira de acordo com a temperatura ambiente. No inverno você não precisa deixar no máximo, ajudando assim a economizar energia.
4 - Mantenha os filtros dos aparelhos de ar condicionador bem higienizados;
O filtro sujo também faz com que o temporizador do ar condicionado seja acionado mais vezes para manter a temperatura constante aumentando assim o consumo de energia.
5 - Ambientes vazios;
Criar o hábito de desligar as luzes ao deixa o ambiente em que estava.
6 - Pintura clara;
Opte pela utilização de tintas claras dentro da sua residência, assim a claridade durante o dia evitará o desperdício de energia com lâmpadas.
7-Utilização de ar-condicionado em dias quentes;
Na maioria das casas, existe pelo menos um aparelho de ar-condicionado, desse modo, só use-o em condições de intenso calor e observe o consumo energético segundo sua etiqueta.
8 - Horários de pico;
Cuidado com os horários de pico. Utilize apenas o que é indispensável. O custo da energia é muito maior nesses períodos.
9- Desligar os aparelhos em caso de viagens e grande tempo fora;
Opte por desligar os eletrodomésticos de sua casa em caso de ausência em casa,pois a melhor dica para economizar é evitar que aparelhos fiquem ligados sem necessidade de uso.
10- Dê preferência na compra por produtos que possuam selo de nível A até C do Inmetro;
Haja vista,que no Brasil, o Inmetro desenvolveu uma etiqueta para medir a eficiência energética de cada produto,explicitando se aquele aparelho consome energia demasiadamente ou não,por isso,é importante que antes da compra se considera tal fator.
Viu só como algumas precauções simples já podem ajudar a reduzir consideravelmente o consumo de energia ?
Agora é só colocar nossas dicas em prática. Logo, além de você poder ter aquele dinheiro a mais no final do mês para investir nas pessoas que você ama ou comprar aquele objeto que você tanto deseja!
Comments