O setor de energia solar no Brasil contava com 7691 sistemas fotovoltaicos instalados em 2016. Isso é bem pouco comparado com o potencial do país, mas o setor vem crescendo e as previsões mostram que em 2020 esse número passará a ser de 174 mil instalações On Grid.
Com os custos de energia aumentando e com as previsões pouco otimistas quanto ao fim da estiagem que já dura 5 anos, a sociedade procura alternativas para diminuir os custos em meio a crise energética. A energia solar se tornou a opção mais procurada para quem quer gerar a própria energia. Os baixos custos em longo prazo para manter a tecnologia e a alta economia advinda de seu uso é o principal motivo da adesão.
Contudo, o perfil da clientela é incrivelmente diverso e cada consumidor enxerga as vantagens que lhe convém na energia solar.
Para os sistemas fotovoltaicos residenciais, além da economia muito bem vinda, o imóvel onde foi instalado é valorizado e pode ter o valor elevado até mais que o valor de compra do sistema.
Já para os clientes com perfil comercial, o sistema fotovoltaico pode ser usado como marketing verde e é um dos principais motivos da procura da tecnologia por esse perfil. Os empresários frequentemente entendem e carregam a bandeira da importância da alternativa de energia.
Além de tudo isso, a energia solar oferece para todos uma opção segura de energia, livre das oscilações de preço que tem sido constantes no Brasil e que deixa muitos consumidores preocupados a cada aumento.
O país tem grande potencial para a esse tipo de energia, mas cabe aos consumidores entenderem o sistema e optarem por ajudar a si e ao Brasil a alcançar esse potencial.